História - Ginástica Acrobática

     Praticada por homens e mulheres, a Ginástica Acrobática é um dos desportos mais antigos do mundo. A palavra ginástica vem do grego "Gymnastike" e significa a arte ou o acto de exercitar o corpo de forma a fortificá-lo e dar-lhe agilidade, já a palavra acrobacia, vem também do grego "Acrobates" cujo significado é ascensão, vir á tona, ir adiante.

     Todos os desportos neste mundo têm a sua origem histórica, e a Ginástica Acrobática não é exceção. O seu início data tempos muito antigos, desde 2300 A.C, no Egipto. Nos mais antigos monumentos Egípcios foram gravadas em baixo relevo gravuras da vida da época e, algumas delas retratam exercícios indiscutivelmente acrobáticos. Pinturas em jarras e cerâmicas na antiga Grécia mostram exercícios acrobáticos dos mais antigos movimentos há milhares de anos, onde ginástica, em Grego, significa "execução despida", mas tal tradição não foi mantida, tal como na Roma antiga, onde todos os atores tinham o seu reportório de exercícios acrobáticos. Alguns historiadores referem-se também à China, onde se supõe que a modalidade tenha aparecido há mais de dois mil anos, relacionada com todo o tipo de trabalho produtivo, mas era impedida de ser apresentada em atuações, pois a classe feudal menosprezava esse tipo de entretenimento, e ao México como berço do desenvolvimento da Ginástica Acrobática. Historiadores Europeus da conquista da América contam que, em 1519, Fernão Cortez assistiu, na cidade do México, á execução de um espetáculo nativo baseado em acrobacias, que encantou os Espanhóis pela sua habilidade.

     Mais tarde, dois fatores vieram influenciar o desenvolvimento da Ginástica Acrobática, no final do século XVII, principalmente na Rússia e na Bulgária, surgem os circos, e os exercícios acrobáticos foram introduzidos como principal atração nos seus espetáculos. Era provável que nesses espetáculos participassem artistas Chineses reprimidos no seu país, até que, em 1939, a URSS aceitou a Ginástica Acrobática como um desporto. Seguiram-se vários países como a Alemanha Oriental, a China a Polónia e a Bulgária. Durante um longo período realizaram-se competições que tinham um carácter amistoso e regional até que, em Outubro de 1957 foi realizado o primeiro torneio Internacional de Ginástica Acrobática entre a URSS, a Bulgária e a Polónia.

     Segundo o site da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), as primeiras competições mundiais datam de 1973, aquando da fundação da Federação Internacional de Desportos Acrobáticos (IFSA), passando a fazer parte do Programa dos Jogos Mundiais. Em 1978 havia 54 países filiados, e foi necessária a dissolução da IFSA para que a Ginástica Acrobática passasse a fazer parte da Federação de Ginástica Internacional (FIG).

     De facto, no início do século XX, a acrobática adquiriu grande popularidade, especialmente na Rússia, China e Estados Unidos. Nessa época, vários desportos incluíam os elementos acrobáticos em larga escala no seu plano de treinos. A Acrobática, por si própria, como evento em separado, não foi um desporto considerado digno de competição durante um longo período.

     Conclui-se ainda que, com toda a história da acrobática, não é de duvidar que os países do Leste Europeu, principalmente a Rússia e China, dominassem o cenário competitivo durante um longo tempo. Estes países ainda são considerados líderes Mundiais, no entanto outros têm vindo a tornar-se mais conhecidos, devido ao facto de terem começado a levar o desporto mais a sério, como é o caso da Inglaterra, da Alemanha dos Estados Unidos, de Portugal, entre outros, que estão gradualmente a conquistar o seu lugar na história da Ginástica Acrobática.

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora