História - Ginástica Acrobática
Praticada por homens e mulheres, a Ginástica Acrobática é um dos desportos mais antigos do mundo. A palavra ginástica vem do grego "Gymnastike" e significa a arte ou o acto de exercitar o corpo de forma a fortificá-lo e dar-lhe agilidade, já a palavra acrobacia, vem também do grego "Acrobates" cujo significado é ascensão, vir á tona, ir adiante.
Mais tarde, dois fatores vieram influenciar o desenvolvimento da Ginástica Acrobática, no final do século XVII, principalmente na Rússia e na Bulgária, surgem os circos, e os exercícios acrobáticos foram introduzidos como principal atração nos seus espetáculos. Era provável que nesses espetáculos participassem artistas Chineses reprimidos no seu país, até que, em 1939, a URSS aceitou a Ginástica Acrobática como um desporto. Seguiram-se vários países como a Alemanha Oriental, a China a Polónia e a Bulgária. Durante um longo período realizaram-se competições que tinham um carácter amistoso e regional até que, em Outubro de 1957 foi realizado o primeiro torneio Internacional de Ginástica Acrobática entre a URSS, a Bulgária e a Polónia.
Segundo o site da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), as primeiras competições mundiais datam de 1973, aquando da fundação da Federação Internacional de Desportos Acrobáticos (IFSA), passando a fazer parte do Programa dos Jogos Mundiais. Em 1978 havia 54 países filiados, e foi necessária a dissolução da IFSA para que a Ginástica Acrobática passasse a fazer parte da Federação de Ginástica Internacional (FIG).
De facto, no início do século XX, a acrobática adquiriu grande popularidade, especialmente na Rússia, China e Estados Unidos. Nessa época, vários desportos incluíam os elementos acrobáticos em larga escala no seu plano de treinos. A Acrobática, por si própria, como evento em separado, não foi um desporto considerado digno de competição durante um longo período.
Conclui-se ainda que, com toda a história da acrobática, não é de duvidar que os países do Leste Europeu, principalmente a Rússia e China, dominassem o cenário competitivo durante um longo tempo. Estes países ainda são considerados líderes Mundiais, no entanto outros têm vindo a tornar-se mais conhecidos, devido ao facto de terem começado a levar o desporto mais a sério, como é o caso da Inglaterra, da Alemanha dos Estados Unidos, de Portugal, entre outros, que estão gradualmente a conquistar o seu lugar na história da Ginástica Acrobática.